terça-feira, 8 de abril de 2008

Madeira's fool

Se o Porto já queimou o fogo de artifício de uma passagem de ano a 6 de Janeiro não vejo por que razão não pode a Madeira celebrar o dia das mentiras uma semana depois...

Deputado do PND propõe estátua de Jardim com 50 metros e escada interior

A Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) agendou para hoje a iniciativa do PSD de um projecto de resolução que homenageia Jardim e os seus 30 anos de governação. Aproveitando a homenagem, Baltasar Aguiar, deputado do PND, requereu ontem a apreciação de outro projecto, da sua autoria, intitulado "Construção de uma estátua do dr. Alberto João Jardim", tendo os serviços da ALM solicitado parecer jurídico prévio à sua admissibilidade. Diz o PND que Jardim é uma "figura incontornável da nossa história recente, nomeadamente pelas muitas obras públicas que tem realizado por toda a ilha". O projecto diz que "este ilustre e intrépido guia e mentor do Madeirense Novo merece uma mais significativa homenagem, que lhe é devida em plenitude do seu Governo, não depois da sua jubilação". Assim, propõe-se que a ALM recomende ao Governo Regional a "construção de uma estátua em bronze ou outro metal nobre, com cerca de 50 metros de altura, que represente o amado líder da Madeira Nova, dr. Alberto João Jardim". O PND "defende" que essa estátua "seja colocada no cimo do antigo Forte de S. José, na entrada do porto do Funchal (Pontinha); que seja concebida de forma a possuir uma escada interior que permita aos visitantes a subida até à altura da cabeça dessa obra de arte, de onde poderão observar a baía e a mui nobre cidade do Funchal, através dos olhos do seu amado líder". Mais: "Que, na base do pedestal, sejam colocadas pequenas rodas em aço, como nos antigos moinhos da ilha do Porto Santo, ligadas por correias transmissoras a um mecanismo propulsor interno, que permita que a estátua acompanhe o movimento do sol, como fazem os girassóis; que, na altura do zénite do astro-rei, emita a estátua um forte silvo, que simbolize para as gerações vindouras os imortais dotes oratórios de Jardim; que a energia necessária ao movimento de rotação e apito da estátua seja fornecida pelas ondas do mar".

2 comentários:

Zézinha disse...

Perfeito, perfeito.
Seria efectivamente o culminar em beleza de uma tão longa governação, onde o tamanho da estátua estaria proporcional ao ego do governante e onde as características técnicas da dita estariam de acordo com o nível de engenharia utilizado pelo mesmo nas suas inúmeras obras.
Um bem-haja ao PND pela ideia brilhante.
E obrigada por nos fazeres rir.
Beijos

Docas disse...

Olá amiga!
Só hoje pude ler com calma esta preciosidade!!.. Notável a tua brilhante ideia de partilhar a criatividade e ousadia do PND. E tais pormenores técnicos devem merecer um prémio...Curioso é que de certeza que nem o PSD ousaria votar contra.:)
Beijos
Tudo de bom!