domingo, 13 de maio de 2007

Notícias romanas

Amanhã é um grande dia. Como a minha vida é só trabalho e alguma (boa) televisão das duas uma: ou recebo amanhã o meu salário que se revelará superior ao esperado ou vai começar qualquer coisa muito boa na televisão. É óbvio que se trata do segundo caso.
E do que falo? De “Roma”, com estreia marcada para amanhã (2ª temporada), na RTP 2.
“Roma” é uma série co-produzida pela já aqui mencionada HBO e pela BBC, vencedora de vários “Emmy” e cuja primeira temporada acompanhei com muito entusiasmo.



A 1ª temporada retrata Roma a partir de 52 a.C. quando Júlio César se prepara para regressar após 8 anos de guerras na Gália que estabeleceram o domínio romano no norte e centro da Europa. O regresso faz-se triunfal, acompanhado pelos seus leais homens, na posse de muito ouro e escravos. Na agenda trazia a pretensão de transformações sociais radicais que encontram oposição na facção conservadora do senado romano, encabeçada por Pompeu. Dois soldados, Lúcio Voreno e Tito Pullo abortam os planos de Pompeu e terão a gratidão eterna de Júlio César. Muito da série passa pela saga destes dois soldados da legião romana e das suas famílias.
“Roma” movimentou recursos humanos (uma equipa de mais de 400 pessoas) e financeiros (100 milhões de dólares) raramente vistos e as suas gravações tiveram lugar nos famosos estúdios Cinectità, em Itália. É uma produção que retrata com muita fidelidade os factos históricos e muito do que vemos ali é o que temos hoje: crises, traições e intriga política entre homens que têm como móbil único a preservação do seu lugar na sociedade. Some things never change...
A notícia menos boa é que o horário (22h40) coincide com “Desperate housewives”, na Fox. Mas garanto-vos que não vou perder nenhuma destas séries.

Sem comentários: