domingo, 1 de abril de 2007

Anatomia de um jornal


É habitual a programação televisiva constar dos jornais portugueses destacando um ou outro programa e acompanhando-o de um texto descritivo do seu conteúdo. Pode ser a síntese de um filme, de um documentário ou de uma série.
No caso do jornal
“Público” essa informação consta do novo caderno P2. Se é verdade que essa informação habitualmente me passa ao lado hoje chamou-me a atenção porque era dado destaque à série “Anatomia de Grey” da qual sou admiradora e que acompanho no canal Fox Life. Na TV Cabo estamos neste momento na 3ª temporada e a minha curiosidade ao ler o destaque era saber em que parte da 2ª temporada estava a RTP, onde a série pode ser vista aos domingos.
Passo a citar a síntese do episódio de hoje tal como está no
“Publico”:

“Meredith tenta evitar os Shepherds e Cristina e Burke saem juntos. Derek pede a Meredith para não o ignorar até que Addison apareça. Uma pessoa torna-se paciente de George e fica muito surpreendida. Entretanto, os pacientes de Meredith não param de falar de monogamia.”

Para quem não é admirador da série talvez seja difícil compreender a bizarria desta síntese. Se quiser pode parar por aqui...Para quem é talvez concorde comigo.
Quando li isto, eu que já vi toda a 2ª temporada, não consegui identificar o episódio. Por isso dei-me ao trabalho de às 17h30m estar em frente ao televisor com vista a descobrir. E o que se passou de mais significativo neste episódio? Exemplos: Addison recebeu a visita de uma amiga que quer ser mastectomizada porque sofre de uma mutação genética que a predispõe para o cancro; George encarrega-se de um paciente que sobreviveu à queda de um quinto andar; Miranda revela a Weber a sua gravidez. Isto assim sem entrar muito em detalhes.
E detalhes não é o que se pede numa página sobre programação onde há vários destaques. Mas ao menos que a pessoa responsável pela redacção destes textos veja os programas sobre os quais escreve ou então procure os resumos na net, assim à laia de estudante cábula.É feio à mesma mas o resultado sai um nadinha melhor.
E já agora a frase “uma pessoa torna-se paciente de George e fica muito surpreendida” é só rídicula. Surpreendente seria se essa pessoa se tornasse paciente do Dr. Finn* (McVet). Mas nem tudo são absurdos. Quando se diz que “Cristina e Burke saem juntos” compreende-se o destaque dado uma vez que esses dois até este episódio já tinham feito de tudo, menos sair juntos.
Peço portanto um pouco mais de cuidado quando se fala desta brilhante série, recente vencedora do Globo de Ouro para melhor série dramática. É que isto não é o mesmo que o “General Hospital”**...



* o veterinário na série, interpretado por
Chris O’Donnell;
** a “soap opera” americana há mais tempo no ar: desde 1963!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá amiga, concordo contigo. Parece que muitas vezes os jornais ao falarem de algo, neste caso uma série pensam, em vez de promover algo, ou propor uma análise mais crítica, "despejam" um excerto da história e pronto! Que fazer?... Já agora, também gosto mt desta série, embora não chegue aos calcanhares do Dr. House,perdoa-me a deixa... td de bom.Beijos. Rick