domingo, 1 de abril de 2007

O seu a seu dono

Uma das questões que sempre me intrigou na blogosfera é a protecção dos direitos de autor. Com os bloguistas que se lêem uns aos outros como ter a certeza de onde saiu a ideia original?
No que aos computadores e internet diz respeito sempre fui autodidacta. A primeira vez que me servi de um PC foi para redigir um trabalho e limitei-me a usar o Word. As explicações deu-as uma amiga:”aqui é para sublinhar, aqui é para escolheres a letra...”, tudo um pouco na onda “ vai fazendo clique e descobrindo”. O mesmo se passou com este blog: avançando nos passos até chegar à conclusão final, estando sempre pouco certa qual seria.
Uma das preocupações que me assolou o espírito logo de início foi como nos poderemos, todos, proteger do plágio, na blogosfera. Não acredito que alguma vez venha a ter problemas dessa natureza uma vez que até agora não me ocorreu nada de muito brilhante para dizer. Mas a regra número um deste espaço é que aqui não se escreve nada que não seja meu sem citar a sua origem.
Este desabafo ocorre hoje por uma razão. Como já aqui disse sou leitora de blogs há vários anos e alguns deles são de leitura diária.
Entre esses blogs encontra-se o “Alcómicos Anónimos”, blog onde a comédia impera. Pela sua natureza os “posts” nunca são muito longos e há piadas que ficam na memória. Passo a transcrever a que hoje suscita este meu post:

“Pedro Proença, de Lisboa, adepto do Benfica desde pequenino e ex-atleta dos escalões jovens dos encarnados foi o árbitro escolhido para o próximo Benfica-FC Porto. Esta notícia estava no MaisFutebol, mas como este é que é um sítio de comédia, aqui fica melhor.”

Este post foi publicado a 27 de Março de 2007.
Para além da leitura de blogs também leio jornais. Um deles é o "Público" que hoje, como todos os domingos, comprei. Depois da renovação o "Público" criou um espaço no caderno P2 chamado “Blogues em papel” onde destaca o que por aí se diz na blogosfera sobre determinado tema. Hoje, inevitavelmente, o tema é o jogo para a Liga portuguesa entre duas equipas cujo nome não recordo (coisas de sportinguista...).Nesse espaço aparece citado um blog: www.pedrof.blogspot.com, com o seguinte comentário em relação ao jogo:

“Pedro Proença, de Lisboa, adepto do Benfica desde pequenino e ex-atleta dos escalões jovens dos encarnados foi o árbitro escolhido para o próximo Benfica-FC Porto.Esta notícia estava no MaisFutebol, mas como este é que é um sítio de comédia, aqui fica melhor.”

Não vamos fazer aqui um "descubra as diferenças" porque as não encontramos. Como eu me lembrava de já ter lido isto nos AA vim fazer a minha pesquisa e tendo visto que os AA postaram a 27 de Março e o senhor “pedrof” a 30, as conlusões não serão difíceis de tirar. O autor do “post” nos AA é RSC (de Rui Sinel de Cordes) e no blog “pedrof”quem postou a piada foi Pedro Fonseca. A não ser, claro, que Rui Sinel de Cordes seja o nome artístico do senhor Pedro Fonseca. Se não fôr este o caso, o mínimo que se pede é que ao citarem outros que assumam ou façam “link” para o original. É que ainda por cima acabam citados num jornal de referência à custa do mérito alheio.
Se estou a ofender Pedro Fonseca, desde já apresento o meu pedido de desculpas. Se a acusação que faço é verdadeira o pedido terá de vir de outro lado. E eu não tomo as dores dos AA até porque não os conheço de lado nenhum e eles não precisarão de quem os defenda. Mas o seu a seu dono.

2 comentários:

s.ibéria disse...

Como se não bastasse este caso ao navegar no tal blog plagiador encontrei outro caso. A piada com o "braço direito de saddam condenado à forca" que este senhor pedrof copiou para o seu blog sem referir que a piada é da autoria do "blog dos marretas". Azar o deste tipo que foi logo copiar bloggers que eu leio diariamente! Acho uma vergonha.Cumprimentos originais para todos!

Anónimo disse...

amiga, desde já meus parabéns, pois estás sempre em cima do acontecimento. Depois, devo dizer, que, por ser mais distráido, há coisas que me passam, por isso nem me ia lembrar de coisas assim, acho eu, mas tens toda a razão e no mínimo, ao citarmos, devemos identificar a fonte. Quanto ao que publico no meu blog (docasnasasasdodesejo) sinceramente, talvez por faze-lo na boa, por prazer e gosto, nunca pensei nisso de plágios e direitos de autor, apenas me preocupei de início em que ninguém pudesse entrar no meu blog e alterar coisas a seu jeito. Mas tens toda a razão, e vou procurar estar mais atento. Td de bom!Beijos.R