quinta-feira, 22 de março de 2007

10 anos de blogosfera

Ouvi hoje na RTP-N que a blogosfera comemora 10 anos de existência. Calculo que este aniversário seja a nivel internacional pois no foro doméstico o fenómeno parece remontar a 1999/2000.
O meu primeiro contacto com a blogosfera deu-se com o (infelizmente) extinto
Coluna Infame, da autoria de Pedro Mexia, Pedro Lomba e João Pereira Coutinho. Na altura eu não desconfiava sequer o que era um blog mas conhecia este trio das páginas do Independente que lia avidamente todas as sextas feiras. Lamentavelmente descobri a Coluna na precisa altura em que se aproximava o seu desfecho na sequência da querela com Daniel Oliveira, à altura instalado no Blog de esquerda.
Desde esse primeiro encontro os blogs passaram a fazer parte da minha rotina diária na procura de uma informação mais variada e livre das amarras editoriais.
Ao contrário dos que aventam o fim dos jornais tal como os conhecemos até hoje, acredito que a imprensa em papel terá sempre um lugar insubstituível enquanto veiculador de informação, se exceptuarmos o mais recente caso de hara-kiri jornalístico em Portugal(
Público). A importância que os blogs adquiriram enquanto veículos de transmissão de informação parece ter levado alguns decisores editoriais a tirar conclusões precipitadas e a crer que, quer na forma quer no conteúdo, os jornais se deveriam assemelhar aos blogs. Parece ser esse o caso dos reestruturados Público e Visão. Pela parte que me toca é bom que revejam essa decisão. Não creio que os leitores procurem num blog (o post rápido, curto, sucinto) o mesmo que procuram num jornal (a grande reportagem, a profundidade de análise). Há espaço para todos.
Deixo-vos aqui o meu top ten de blogs preferidos entre os permanentes 48 que fazem parte da minha lista de favoritos. A ordem é aleatória:

http://www.origemdasespecies.blogspot.com/
http://www.abrupto.blogspot.com/
http://www.bomba-inteligente.blogspot.com/
http://estadocivil.blogspot.com/
http://www.rititi.com/
http://daliteratura.blogspot.com/
http://gloriafacil.blogspot.com/
http://pif-paf.blogspot.com/
http://31daarmada.blogs.sapo.pt/
http://revista-atlantico.blogspot.com/






1 comentário:

Anónimo disse...

Olá amiga, td bem? concordo em absoluto contigo, quando referes que os jornais continuam a ter o seu lugar e que as refomulações de Público (que até era o jornal que mais gostava) e da Visão foram falhadas pois aproximaram-se demasiado dos blogs, e as noticias e reportagens são cada vez menos! td de bom! Beijos. R